Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez, localizado no antigo consistório da Igreja, encontra-se em fase avançada de inventariação e catalogação, trabalho que tem estado a cargo das investigadoras Lúcia Afonso e Odete Ramos. 

igreja2010

Pretende-se que a documentação que esta instituição acumulou ao longo dos seus anos de vida, que constitui um manancial riquíssimo de informações várias, se torne acessível a um vasto público, principalmente aos investigadores da matéria.

A cargo das mesmas está o estudo histórico da instituição, com publicações periódicas de trabalhos sobre a sua história e transcrição documental. Com o apoio do Sr. Provedor e demais Mesários têm sido levadas a cabo uma série de actividades, com o intuito de dar a conhecer e divulgar o património da Instituição.

capa
capa1
Capela da Senhora da Humildade
A Igreja da Misericórdia

Assim, para além de nos termos associado no ano passado às Jornadas Europeias do Património, organizou-se as I Jornadas de Estudos da Misericórdia, onde pudemos contar com um leque de reputados investigadores sobre a matéria. 

moveligreja

Com o intuito fazer reviver velhas tradições, participamos neste ano de 2010 nas cerimónias da Semana Santa, organizando conjuntamente com as Paróquias locais e a Câmara Municipal, a procissão do Ecce Homo, tradição que há muito se perdera

patrimonio
jornadas21

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Complexo Vilagerações

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Rua Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, nº 146

4970-600 Arcos de Valdevez

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.