Previous Next

UCP - Unidade de Cuidados Paliativos - "BEM-HUMANIZAR"

EDP SOLIDÁRIA - SAÚDE 2016 - BEM HUMANIZAR

logo fundaçãopequeno

O termo paliativo tem a sua origem no étimo latino “palliare” cujo sentido remete para acolher, abrigar, proteger. ( Twycross, 2003).

Segundo a Organização Mundial de Saúde os Cuidados Paliativos definem-se, como “uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos doentes e suas famílias que enfrentam problemas associados às doenças graves e/ou avançadas e progressivas, através da prevenção e alívio do sofrimento por identificação precoce, prevenção e tratamento impecáveis da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais”.

Os cuidados Paliativos determinam 4 pilares básicos sendo eles: 

  • Controlo sintomático;
  • Comunicação adequada;
  • Apoia à família;
  • Trabalho em equipa.

Neste sentido e de uma forma simples afirmamos que os Cuidados Paliativos valorizam a vida e consideram a morte um fenómeno natural e, como tal, não a aceleram nem a retardam. O seu objetivo central é a redução do sofrimento dos doentes e familiares e a promoção da máxima qualidade de vida possível.

Com base nestes princípios e reconhecendo a importância da existência deste tipo de resposta, surge a Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos – Bem-Humanizar.

Esta equipa de cuidados paliativos domiciliários resulta assim, da parceria da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e da Fundação Calouste Gulbenkian com o apoio da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e da Fundação PT.

Esta, visa responder a problemas que decorrem de doença avançada, prolongada, incurável e progressiva, assim como, a prevenção do sofrimento gerado, proporcionando a melhor qualidade de vida possível aos utentes/família. Baseia-se no controlo ativo dos sintomas, na comunicação eficaz com o doente/família, e na prática de um trabalho interdisciplinar em equipa. A atuação pode durar dias, semanas ou meses, prolongando-se pelo período do luto.

O apoio da Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos – Bem-Humanizar é disponibilizado a todos os doentes dos conselhos de Arcos de Valdevez e Ponte de Barca de forma gratuita, e tem como principais objetivos responder às necessidades e preferências dos doentes, promovendo cuidados diferenciados no domicílio; promover maior eficiência e redução dos gastos em saúde; diminuir o tempo de internamento dos doentes; promover o controlo de sintomas, a dignidade, o conforto e a qualidade de vida dos doentes; diminuir a afluência ao Serviço de Urgência; promover o envolvimento da família e/ou pessoas significativas nos cuidados prestados e o apoio no processo de luto.


 

A equipa como já foi sugerido anteriormente é multidisciplinar e especializadas nesta área, sendo constituída por duas enfermeiras e dois médicos, no entanto sempre que conveniente para o doente/família dispõe da colaboração de assistente social, nutricionista e psicóloga.

Para receber o apoio e cuidados da Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos – Bem-Humanizar é apenas necessário realizar uma chamada telefónica, enviar um email ou dirigir-se à Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez. A admissão do doente na equipa é realizada num período máximo de 72h após o primeiro contacto.

O horário de funcionamento é das 9:00 às 19:00, período em que são realizadas visitas domiciliárias programadas. Estas visitas são programadas conforme as necessidades do doente, isto é, podem ser visitas semanais, diárias ou múltiplas vezes no mesmo dia, conforme o apoio que o doente e a família necessitem. No restante horário (19:00 às 9:00) está disponível por via telefónica para esclarecimento de dúvidas/apoio e sempre que necessário desloca-se ao domicílio para apoiar o doente e a família.

E sempre possível cuidar, existimos para ajudar!

Dra. Ana Barbosa

Enfª Andreia Cerqueira

Enfª Diana Sequeira

 

PRÉMIO INOVAR EM SAÚDE DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

No âmbito da candidatura ao prémio Inovar em Saúde da fundação Calouste Gulbenkian no ano de 2014, a Santa Casa foi mais além, ampliando o leque da prestação de cuidados através da criação da Unidade Domiciliaria em Cuidados Paliativos - Bem Humanizar. Este projeto foi uma oportunidade de satisfazer uma das prioridades da SCMAV reforçando o apoio à comunidade e os serviços de proximidade, uma vez a Bem Humanizar vai permitir manter as pessoas que necessitem de cuidados paliativos, no seu núcleo residencial e familiar, continuando a ter os cuidados diferenciados de que necessitam. A atividade desenvolvida pela Bem Humanizar decorre nos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e é assistencial - levando a cabo tratamentos e intervenções paliativas; apoio aos familiares e cuidadores em todo o processo de fim de vida incluindo o apoio no luto - e também de consultadoria e de formação. É constituída por uma equipa multidisciplinar, da qual fazem parte médicos, enfermeiros, técnico de serviço social, psicólogo, nutricionista e representante espiritual.

 

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Edifício Vilagerações, Quinta do Paraíso

4970-748 Arcos de Valdevez

Viana do Castelo

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.