Provedor da Miseric√≥rdia de Arcos de Valdevez, Dr. Francisco Ara√ļjo, Eleito Presidente do Conselho Nacional da Uni√£o das Miseric√≥rdias Portuguesas

tpossepresidente1Teve lugar no passado dia 5 de Outubro, no Auditório do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, em Fátima, a Tomada de Posse dos novos Órgãos Eleitos da União das Misericórdias Portuguesas, para o quadriénio 2016-2019. A posse foi dada pela Presidente da Assembleia Geral cessante, Dr. Maria de Belém Roseira, estando presente em representação da Conferência Episcopal Portuguesa Sua Excelência Reverendíssima, D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa. Igualmente, o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva, participou na cerimónia e interveio em representação do Governo.

 

tpossepresidente2Os novos Órgãos eleitos tem como Presidente do Secretariado Nacional o Dr. Manuel de Lemos, que é reconduzido nas funções, a Mesa da Assembleia Geral, o Dr. Silva Peneda, atual assessor do Presidente da Comissão Europeia, tendo desempenhado funções em Portugal como Ministro do Trabalho e da Solidariedade e Segurança Social, e mais recentemente como Presidente da Comissão Permanente da Concertação Social. Como Presidente do Concelho Fiscal foi eleito o Eng. Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central de Crédito Agrícola. Para Presidente do Conselho Nacional da União das Misericórdias foi eleito o Dr. Francisco Araújo, Provedor da Misericórdia de Arcos de Valdevez, e Presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias de Viana do Castelo. 

tpossepresidente4Nas intervenções efetuadas a Presidente da Assembleia Geral cessante, Dr. Maria de Belém, ressalvou o papel das Misericórdias na sociedade Portuguesa, e a sua intervenção essencial em momentos de dificuldades. Elogiou o trabalho desenvolvido pelos diversos Órgãos da União, e enfatizou a ação do Padre Vítor Melícias na dinamização da atividade das Misericórdias que se  verificou nos últimos anos. O Presidente da Assembleia Geral eleito, Dr. Silva Peneda, sublinhou a responsabilidade que assume com a eleição, assim como o gosto de trabalhar em  conjunto com o Dr. Manuel de Lemos em prol das Misericórdias do País, apesar de estar presentemente a trabalhar com o Presidente da Comissão Europeia. O Presidente eleito do Secretariado Nacional, Dr. Manuel de Lemos, reforçou na sua intervenção a necessidade de continuar o trabalho no sentido de qualificar a ação das Misericórdias, visando a prestação de serviços com cada vez maior eficiência nas diversas áreas onde se estende a ação das Santas Casas. Sublinhou a importância do serviço prestado no âmbito da saúde, fazendo regressar esta atividade às Misericórdias com benefícios para as populações através da disponibilização de serviços e proximidade. Terminou deixando a certeza que o trabalho dos Órgãos Nacionais da União das Misericórdias será dirigido em prol de todas as Misericórdias do País.

Na Cerimónia da Tomada de Posse, ocorrida em Fátima, a Misericórdia de Arcos de Valdevez esteve presente com a participação do Provedor, Dr. Francisco Araújo, e dos Mesários Dr. Paulo Castro e Dr. Faustino Soares.

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Complexo Vilagerações

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Rua Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, nº 146

4970-600 Arcos de Valdevez

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.