Reunião do Secretariado Regional, 19 de junho 2021

reuniaosecretariado

No passado dia 19 de junho realizou-se em Braga, no Altice Fórum, a Reunião de Secretariado Regional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), na qual participou a Misericórdia de Arcos de Valdevez, na figura do Sr. Provedor Dr. Francisco Araújo.

A sessão de trabalhados, presidida pelo Sr. Dr. Manuel Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, teve como ponto principal a apresentação da Plataforma Rede UMP – projeto de capacitação, que preconiza estabelecer-se como um canal de comunicação de futuro entre a UMP e as Misericórdias.  Para além deste ponto, houve ainda lugar a informações dadas pelo Dr. Manuel Lemos sobre temas transversais às instituições, nomeadamente sobre o atual Quadro Comunitário de Apoio e Pacto de Cooperação para a Solidariedade.

O tema pandemia foi incontornável nesta sessão, tendo sido garantido pelo Presidente da UMP que estão a ser encetados todos esforços para que as Misericórdias ultrapassem este período conturbado, quer a nível económico quer a nível social, sem colocarem em causa a qualidade e sustentabilidade dos serviços que prestam.

Em momento de debate o Provedor da Misericórdia de Arcos de Valdevez e também Presidente do Conselho Nacional da UMP, referiu que as Misericórdias têm registado nos últimos tempos, aquilo que nas suas palavras é “um confronto permanente com problemas”, demonstrando a sua preocupação com a sustentabilidade das instituições nos atuais moldes de comparticipações previstos nos acordos de cooperação. Sublinhou a importância de acautelar o impacto da atualização das tabelas salarias dos colaboradores no âmbito da negociação dos Acordos Coletivos de Trabalho. Referiu a necessidade de rever as tabelas dos acordos estabelecidos para as Unidades de Cuidados Continuados, sobretudo para a Média e Longa Duração, atendendo que são serviços deficitários. Por último, alertou para o facto de muitas famílias estarem a confrontar-se com dificuldades o que se repercute também nas Instituições Sociais.

O Presidente da União da UMP agradeceu a intervenção do Sr. Provedor, deixando uma palavra de estima e gratidão pela “solidariedade, apoio, sensatez e pensamento refletido nas suas intervenções” para com ele e com a missão da União.

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Complexo Vilagerações

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Rua Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, nº 146

4970-600 Arcos de Valdevez

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.