No passado dia 19 de junho realizou-se em Braga, no Altice Fórum, a Reunião de Secretariado Regional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), na qual participou a Misericórdia de Arcos de Valdevez, na figura do Sr. Provedor Dr. Francisco Araújo.
A sessão de trabalhados, presidida pelo Sr. Dr. Manuel Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, teve como ponto principal a apresentação da Plataforma Rede UMP – projeto de capacitação, que preconiza estabelecer-se como um canal de comunicação de futuro entre a UMP e as Misericórdias. Para além deste ponto, houve ainda lugar a informações dadas pelo Dr. Manuel Lemos sobre temas transversais às instituições, nomeadamente sobre o atual Quadro Comunitário de Apoio e Pacto de Cooperação para a Solidariedade.
O tema pandemia foi incontornável nesta sessão, tendo sido garantido pelo Presidente da UMP que estão a ser encetados todos esforços para que as Misericórdias ultrapassem este período conturbado, quer a nível económico quer a nível social, sem colocarem em causa a qualidade e sustentabilidade dos serviços que prestam.
Em momento de debate o Provedor da Misericórdia de Arcos de Valdevez e também Presidente do Conselho Nacional da UMP, referiu que as Misericórdias têm registado nos últimos tempos, aquilo que nas suas palavras é “um confronto permanente com problemas”, demonstrando a sua preocupação com a sustentabilidade das instituições nos atuais moldes de comparticipações previstos nos acordos de cooperação. Sublinhou a importância de acautelar o impacto da atualização das tabelas salarias dos colaboradores no âmbito da negociação dos Acordos Coletivos de Trabalho. Referiu a necessidade de rever as tabelas dos acordos estabelecidos para as Unidades de Cuidados Continuados, sobretudo para a Média e Longa Duração, atendendo que são serviços deficitários. Por último, alertou para o facto de muitas famílias estarem a confrontar-se com dificuldades o que se repercute também nas Instituições Sociais.
O Presidente da União da UMP agradeceu a intervenção do Sr. Provedor, deixando uma palavra de estima e gratidão pela “solidariedade, apoio, sensatez e pensamento refletido nas suas intervenções” para com ele e com a missão da União.