Desde novembro de 2015 que a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez disponibiliza duas novas respostas sociais: Lar Residencial Herculano Tarroso Gomes e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).
Localizados nas instalações do Hospital São José, o Lar Residencial Herculano Tarroso Gomes, sofreu um aumento de infraestrutura, tendo a obra sido concluída no ano 2022, aumentando assim a capacidade para 30 utentes, mantendo-se o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, com a capacidade, igualmente para 30 utetnes. Estas duas valências, são destinadas a pessoas com deficiência mental/cognitiva e, outras incapcidades, com idades superiores aos 16 anos.
O Lar Residencial, bem como o CACI, contém o apoio técnico permanente a nível terapêutico, pedagógico e assistencial, que englobam os planos físicos, psíquico e social, através da integração dos seus utentes num conjunto de atividades de natureza útil, ocupacional e lúdico-recreativas, de modo a mantê-los ativos e motivados, promovendo a valorização pessoal, a integração na comunidade e o desenvolvimento das suas capacidades.
Em suma, o ojetivo final é a promoção e disponibilização de condições que contribuam para uma vida com qualidade.
Os recursos humanos, a nível técnico, são constituídos por um Fisiatra, um Fisioterapeuta, uma Psicóloga, duas Técnicas de Serviço Social, uma Terapeuta Ocupacional e quatro Monitores especializados em diferentes áreas. Algumas das atividades propostas de caráter semanal são: Expressão Plástica, Expressão Corporal e Dramática, Treino de Competências, Expressão Físico-Motora, Oficina Tradicional, Hidroterapia, Hidroginástica, Tecnologias de Informação e Comunicação, Competências de Aprendizagem Escolar, Horta Pedagógica e Atividades Lúdico-Recreativas.
|
|
CACI - Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão | |
Lar Residencial | |