Sustentabilidade Ambiental

fotovoltaicos1

A Miseric√≥rdia de Arcos de Valdevez est√° a desenvolver um projeto, conjuntamente com a EDP, para a instala√ß√£o de uma central fotovoltaica visando o fornecimento de energia el√©trica ao Complexo Vilagera√ß√Ķes. Os trabalhos est√£o em desenvolvimento prevendo-se a sua conclus√£o e entrada em funcionamento da central no fim do presente m√™s de outubro. 

√Č uma instala√ß√£o com mais de quatrocentos pain√©is que contribuir√° para reduzir o custo da energia, fomentando a sua produ√ß√£o atrav√©s de uma fonte renov√°vel. A preocupa√ß√£o com a redu√ß√£o de custos aliada a uma crescente sensibilidade ambiental deram corpo ao projeto tornando-o realidade.

Peregrinação Nacional das Misericórdias Portuguesas

peregrinacao1

No passado dia 30 de setembro teve lugar a peregrina√ß√£o anual das Miseric√≥rdias a F√°tima. A Miseric√≥rdia de Arcos de Valdevez esteve representada pela Mesa Administrativa e membros de alguns √ďrg√£os Sociais e Irm√£os da Institui√ß√£o.

Foi um dia importante para as Miseric√≥rdias Portuguesas que se fizeram representar por mais de cinco mil irm√£os das Institui√ß√Ķes que participaram nas diversas cerim√≥nias que decorreram nesse dia.

A caminhada em conjunto, embora mais lenta, leva-nos mais longe como bem o demonstra a história secular das Misericórdias Portuguesas.

Festa em Honra de Nossa Senhora da Porta

romariaporta3

Decorreu no terceiro fim de semana de setembro, como é tradição, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Porta, na Igreja da Misericórdia. A realização da Festa ficou a cargo da Mordomia da Senhora da Porta que se esmeraram na sua preparação, possibilitando-nos reviver um culto popular que perpassou séculos estando intimamente ligado às nossas raízes arcuenses. Com uma marca fortemente ligada à cultura popular com as rusgas, cantares à desgarrada, folclore e romeirinhos, desenvolveu-se a Festa ao longo de dois dias.

No sábado decorreu a hora da janta que envolveu a presença de muitas famílias e amigos que aproveitaram a singularidade da Festa para confraternizar. No domingo, após a bênção das uvas, evocando a Senhora da Porta para uma vindima farta com boa colheita que permitirá à adega ter um bom vinho, decorreu a Missa em Honra da Senhora da Porta que encerrou as Festas.

A presença de muitas pessoas no adro da Igreja da Misericórdia e nas ruas adjacentes deram vida e cor à festa que, como nos anos anteriores, foi uma Festa para todos.

Esperamos que no próximo ano a tradição se repita, com a mesma alegria e envolvimento dos arcuenses.

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Complexo Vilagerações

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Rua Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, nº 146

4970-600 Arcos de Valdevez

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.