A Misericórdia de Arcos de Valdevez assinalou no passado dia 12 de agosto os 15 anos de funcionamento das Unidades de Cuidados Continuados Integrados da Instituição. A sessão comemorativa contou com a presença do Vogal do Conselho da Administração da ULSAM, Dr. José Manuel Cunha; do Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Manuel Esteves; da Coordenadora da ECL (Entidade Coordenadora Local de RNCCI), Enf.ª Dores Rocha; da Dirtetora Distrital da Segurança Social, Dra Cristina Oliveira; da Diretora do Centro de Emprego do Alto Minho, Dra Maria de Jesus; da Diretora ClÃnica, Dra Belmira Reis e da Diretora Técnica, Enf.ª Vânia Afonso, as duas responsáveis a diversos nÃveis pelas Unidades da Instituição. O Provedor da Misericórdia, Dr. Francisco de Araújo, recebeu os representantes das diversas entidades, agradecendo a presença de todos no evento comemorativo de enorme significado para a Instituição.
As intervenções traçaram o percurso das Unidades de Cuidados Continuados Integrados na Misericórdia e a sua importância para a população e para o próprio sistema de saúde. As 92 camas, integradas na RNCCI (Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados), acolheram ao longo desta década e meia 4115 utentes, o que espelha bem o serviço prestado à comunidade.
Igualmente, evidenciou-se a importância da qualidade dos recursos humanos que prestam serviço nas Unidades como fator determinante para o trabalho desenvolvido. Sublinhou-se, também, o impacto positivo que uma estrutura como as UCC tem no concelho e na região, pela resposta que disponibilizam e os recursos humanos que absorvem para a região, nomeadamente quadros qualificativos na área da saúde e social.
Por último, formulou-se o desejo que este trabalho se aprofunde visando respostas de saúde mais qualificadas, numa perspetiva de proximidade às pessoas e à satisfação das suas necessidades.