Reabertura ao P√ļblico da Igreja da Miseric√≥rdia

Após quase dez anos encerrada ao público para se proceder a grandes obras de conservação e restauro, reabriu no dia 9 de Agosto de 2008, numa cerimónia singela mas carregada de simbolismo, a Igreja da Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez.

O estado de grande degradação em que se encontrava provocado, não só pelos seus quatrocentos anos de existência, mas também pela deterioração que o tempo causou em alguns materiais, levou a que a actual Mesa, presidida pelo Senhor Provedor Dr. Francisco Araújo, encetasse uma série de diligências e com a participação do IGESPAR, empreendesse grandes obras de conservação do edifício e restauro do valioso interior do templo.

Construída nos finais do séc. XVI num ponto de confluência das principais ruas da vila, foi, ao longo dos tempos, testemunha de alguns do acontecimentos mais marcantes da sua história e local de reunião dos arcuenses, que aí se juntavam para assistirem à missa dominical.

A cerimónia de reabertura do templo ao culto foi presidida pelo Senhor Padre Víctor Melicías, Digníssimo Presidente da Mesa da Assembleia Geral da União das Misericórdias, que em colaboração com os párocos pertencentes a esta comunidade de irmãos, celebrou o Ofício Divino, que teve começo ao meio dia, retomando assim uma tradição com perto de trezentos anos.

Antecedendo a missa dominical, usou da palavra a Drª Odete Ramos, historiadora e uma das responsáveis pela organização do arquivo antigo desta instituição, que fez uma breve resenha histórica sobre a construção da igreja e a história da Irmandade da Misericódia. Seguidamente o Dr. Rui Rebelo, em representação da União das Misericórdias Portuguesas, elogiou o esforço e o desvelo da actual Mesa para levar a cabo uma obra de tal envergadura.

Finalmente encerrou esta pequena cerimónia o Sr. Provedor Dr. Francisco Araújo, que, congratulando-se com a presença das diversas individualidades, Irmandades da Misericórdia convidadas e muitos arcuenses, agradeceu a todos os que se empenharam na realização deste projecto.

Paralelamente, durante a Feira do Livro promovida pela Biblioteca local, foi lançado o livro “A Igreja da Misericórdia dos Arcos de Valdevez – Apontamentos sobre a sua história” de autoria de Maria Odete Ramos, Maria Lúcia Afonso, actuais responsáveis pela leitura e organização dos documentos pertencentes ao arquivo desta Instituição, Luís Campos, um dos directores da empresa que levou a cabo as obras de restauro, e Eduardo Pimenta, o fotógrafo que ilustrou a obra.

O livro faz uma breve resenha dos quatrocentos anos de história desta Irmandade e da construção da sua Igreja, prestando homenagem aos homens que em 1595 acreditaram que os seus sonhos eram possíveis, perpetuando a sua memória através da obra que criaram.

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Complexo Vilagerações

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Rua Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, nº 146

4970-600 Arcos de Valdevez

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.