Prémios Maria José Nogueira Pinto Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez entre as distinguidas

premioHumanizar 1

Realizou-se na passada quinta-feira, dia 5 de julho, na Casa Museu da Fundação Medeiros e Almeida, em Lisboa, a entrega dos Prémios Maria José Nogueira Pinto. O prémio visa distinguir as ações que são executadas com incidência na temática da Responsabilidade Social. Ao concurso apresentaram-se 125 projetos de todo o País, tendo sido distinguido um com o Prémio e atribuídas quatro Menções Honrosas, tendo uma sido concedida ao Projeto Humanizar -  Cuidados Paliativos ao Domicílio - da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez. O júri do concurso foi presidido pela Ex-Ministra da Saúde, Dr.ª Maria de Belém, sendo a sessão de atribuição do prémio presidida pelo Senhor Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo Sousa. Na sessão estiveram presentes, integrando a Mesa da Cerimónia, o Senhor Ministro da Saúde, Prof. Dr. Adalberto Campos, o Cardeal Patriarca de Lsiboa, D. Manuel Clemente, a Dr.ª Maria Cavaco Silva, o Monsenhor Feytor Pinto e o Prof. Dr. Jaime Nogueira Pinto. A MSD, empresa farmacêutica de excelência, um dos maiores laboratórios do mundo ao nível da investigação, patrocina o prémio. 

premioHumanizar 2A Santa Casa da Misericórdia vê com enorme orgulho a atribuição de mais este prémio distinguindo um projeto que está inserido na área da saúde, mais especificamente nos cuidados paliativos. Trata-se de um projeto inovador, multidisciplinar, envolvendo parcerias, e direcionado para os utentes que em termos domiciliários necessitam desta resposta. O empenhamento da Equipa de Cuidados Paliativos ao Domicílio, constituída por um conjunto multidisciplinar de profissionaqis empenhados, tem desenvolvido um trabalho de grande qualidade. A sua ação tem suscitado a atenção de diversas Instituições, nomeadamente da Fundação Calouste Gulbenkian que financiou a sua atividade, da Fundação EDP que veio a apoiar a criação de quatro camas para Cuidados Paliativos no Complexo Vilagerações, e agora a Fundação Medeiros e Almeida com o Prémio Maria José Nogueira Pinto concedendo-lhe um Menção Honrosa, reconhecendo a valia do projeto ao nível da responsabilidade social.

premioHumanizar 3Esta distinção dando notoriedade ao projeto específica a importância desta intervenção num território do interior, junto de uma população rural e dispersa, o que dificulta a implementação dum projeto desta natureza. Na verdade, existem equipas de cuidados paliativos junto de diversos hospitais centrais ou distritais, as quais em alguns casos dão resposta à população urbana que servem, mas em territórios do interior o exemplo da Equipa Humanizar é pioneiro por ter uma abrangência supraconcelhia, desenvolver-se nos sete dias da semana, e nas vinte e quatro horas do dia. Este serviço revela-se de enorme importância para as famílias, constituindo-se como espaço de apego sentimental de recordações e vivências. Centrar os cuidados na pessoa, na sua própria habitação, e na presença da família, sinaliza a humanização que se pretende dar a uma fase importante da vida que é a morte. Esta preocupação perpassa toda a ação da Equipa Humanizar na sua ação quotidiana, convivendo com os momentos difíceis com que as famílais se confrontam quando um dos seus membros necessita de cuidados paliativos.

O reconhecimento das famílias à ação da Equipa Humanizar ficou bem patente quando no ano transato a Santa Casa, no âmbito da Semana Aberta, relaizou o Jantar Solidário para apoio à Equipa Humanizar - Cuidados Paliativos ao Domicílio -. A presença de mais de 450 pessoas de Arcos de premioHumanizar 4Valdevez e Ponte da Barca demonstrou o carinho e gratidão para com os profissionais que trabalham na Equipa, assim como pela ação que desenvolvem. Tivemos oportunidade de ouvir diversas pessoas, que de forma emocionada, deixaram o seu testemunho de agradecimento à equipa pelo trabalho desenvolvido, afetando favoravelmente as suas vidas.

A Equipa Humanizar exercendo a sua ação nos Cuidados Paliativos ao Domicílio, integrada na estrutura da Santa Casa da Misericórdia, merece o nosso reconhecimento pelo seu trabalho, deixando-nos gratos pela sua ação, e pelo reconhecimento que exteriormente tem suscitado.

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Complexo Vilagerações

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Rua Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, nº 146

4970-600 Arcos de Valdevez

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.