Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a Misericórdia de Arcos de Valdevez no passado dia 12 de Maio. Ao longo da visita, o Senhor Presidente da República teve oportunidade de contactar com as diversas valências da Instituição, nomeadamente de Apoio à Deficiência, Residências para Pessoas Idosas, Unidades de Cuidados Continuados, Jardim de Infância e Creche, falando com os utentes e funcionários. Na sua intervenção assinalou o trabalho desenvolvido pela Misericórdia, enaltecendo a dedicação e profissionalismo de todos os colaboradores. Igualmente, sublinhou a importância da ação das Instituições Sociais pelo seu papel insubstituível na construção do Estado Social e no contributo para a coesão social. Aproveitou o dia 12 de Maio, Dia do Enfermeiro, para homenagear o trabalho desenvolvido no combate à pandemia, homenagem extensiva a todos os profissionais que nos equipamentos sociais e de saúde deram um contributo decisivo no apoio aos Portugueses nesta situação difícil.
O Senhor Provedor, em nome da Misericórdia, agradeceu a visita que muito honrou a Instituição. Nas palavras que dirigiu ao Senhor Presidente da República deu conta das dificuldades com que a Santa Casa se confronta, quer ao nível da requalificação dos equipamentos que possui, quer no que se refere aos apoios aos utentes consubstanciados nos acordos de cooperação. Manifestou a importância de o novo quadro comunitário não esquecer o setor social, apoiando as pessoas e as instituições, frisando a importância da proximidade na resolução dos problemas das pessoas e dos territórios. Frisou a necessidade de uma visão integrada na abordagem aos territórios para a implementação de ações de desenvolvimento onde o social tem forçosamente de ser considerado. As pessoas têm de ser o centro das opções políticas, cuidando do seu bem-estar na dinâmica de desenvolvimento, onde paralelamente à visão económica deve estar a preocupação social.
Por último, o Senhor Provedor deixou uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os colaboradores da Instituição pela sua dedicação e desempenho nesta fase difícil que vivemos, onde a pandemia representou um enorme desafio para todos. Sublinhou, igualmente, que o bom comportamento das diversas respostas da Instituição no período crítico da pandemia deveu-se à enorme responsabilidade e profissionalismo dos colaboradores da Misericórdia.
A Provedoria


























