Iniciou a segunda edição da “Semana Aberta” da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, a qual se reveste de grande importância para a Instituição. O conjunto de iniciativas que serão realizadas visam abrir a Santa Casa à comunidade, dando a conhecer as inúmeras atividades que quotidianamente são levadas a cabo nos diversos domínios. Igualmente, ao longo da semana, serão realizadas conferências, com reputadas personalidades do meio académico, visando aprofundar temáticas como os “Cuidados Paliativos”, a “Negligência e os maus tratos na infância”, assim como a “Demência nos Idosos- cuidar mais que um ato, é uma atitude”. Estas abordagens permitem desenvolver uma reflexão no seio instituição, assim como interagir com a comunidade para problemas que nos são próximos, apesar de muitas vezes esquecidos ou ignorados. A componente cultural, associada à raiz cristã da Santa Casa, envolve-nos também no aprofundamento das nossas raízes culturais bem patentes no património da Instituição, como é visível no trabalho que nos vai ser apresentado hoje sobre os 420 Anos da Igreja da Misericórdia, assim como nas inúmeras publicações que tem sido editadas sobre o património cultural da Santa Casa. Este trabalho só é possível com o empenhamento e abnegação dos Mesários da Instituição, o qual penhoradamente agradeço. Agradecimento extensivo à dedicação que os Mesários Dr. Lúcia Afonso e Dr. Paulo Castro tem dedicado à publicação da Revista Caminhos, que a Santa Casa tem anualmente editado, sempre com enorme qualidade. O trabalho desenvolvido ao longo de cerca de treze anos só foi possível com a colaboração de toda a Irmandade, e a dedicação e esforço desenvolvido por Mesas Administrativas envolvidas no espírito de servir a Instituição e a sua terra. Estou convicto que o caminho percorrido foi importante para a Santa Casa, mas teve um efeito incisivo, e um contributo essencial, para a coesão social a nível concelhio, quer na diversidade de serviços que são prestados, alguns não existiam no concelho, assim como no impacto positivo da empregabilidade criada, com grande percentagem de recursos qualificados. Apesar das dificuldades encontradas, e olhando aos resultados obtidos, valeu a pena fazer este percurso com todos aqueles que acreditaram que era possível chegar aqui.
Ler mais...